Contratação de funcionário para o condomínio: Acerte na escolha

Contratação funcionário de condomínio, asserte na seleção e recrutamento
Aumente a assertividade no processo de contratação de funcionários para o condomínio.

Escolher aqueles que vão ajudar a cuidar e zelar o condomínio demanda responsabilidade e cuidado

Quando o assunto é funcionários, o condomínio pode ser comparado a uma empresa, existem diversas obrigações legais e contratuais a serem seguidas. Estar atento a isso é apenas um dos cuidados a se tomar durante o processo de contratação de funcionários para o condomínio.

Dependendo do tamanho do condomínio o quadro de funcionários aumenta consideravelmente, os condomínios clube por exemplo, contam com estruturas diferenciadas e podem exigir funcionários com funções mais específicas como salva-vidas, ou técnicos em TI. A tarefa de escolher aquele que será responsável por colaborar e servir ao condomínio nem sempre é fácil, ela exige atenção e dedicação, afinal todos aqueles que trabalham para o condomínio tem papel fundamental na manutenção e conservação do patrimônio, impactando a vida de todos que convivem no condomínio.

Funcionários como porteiro, zelador, faxineiro precisam ser aptos e bem treinados para assumir as funções de cada cargo.

Pontos para se atentar na contratação dos funcionários para condomínio

Funcionario condomínio contratar corretamente
Investir em processos de seleção, diminui os erros de contratação

Se atentar para alguns pontos ajuda a organizar e aumentar a assertividade na contratação dos funcionários:

Invista em uma boa seleção

Faça uma prévia seleção de candidatos profissionais, através da análise de currículo e entrevistas, de preferência com um profissional da área de Recursos Humanos. Para uma segunda etapa, peça ajuda profissional, seja para sua administradora ou empresas especializadas em recursos humanos, se não houver essa possibilidade, solicite ajuda aos conselheiros e moradores para que se disponibilizem a ajudar na aplicação de dinâmicas e testes psicológicos. Existem diversos testes que ajudam a ver se o perfil pessoal do candidato é apto e compatível com a vaga.

Solicite preenchimento de fichas cadastrais

Exija que o candidato preencha, de próprio punho e com letra legível, uma ficha com dados pessoais (nome completo, endereço, RG, CPF). Para evitar problemas com homônimos, essa ficha cadastral tem de conter também informações como nome do pai, da mãe, data, ano e cidade onde nasceu.

Se possível, solicite a administradora de condomínios a análise grafológica das fichas.

Cheque as referências do candidato

Procure checar suas referências, ligue para as empresas que o candidato trabalhou e procure saber como era seu perfil, se possível fale diretamente com o síndico, para obter informações sobre temperamento e sociabilidade, bem como capacidade e conhecimento técnicos;

Solicite atestado de antecedentes criminais

Peça atestado de antecedentes criminais. Saber o histórico da pessoa que vai circular livremente pelo condomínio é fundamental, porteiros por exemplo, interferem diretamente na segurança do condomínio sendo necessário conhecer o perfil do candidato a fundo. Condomínios bem precavidos adotam essa medida e solicitam o atestado antes da contratação e após a contratação.

Recomenda-se pedir renovação do atestado de antecedentes criminais a cada 6 ou 12 meses. Não é raro encontrar condomínios que tiveram problemas que ocorreram após a contratação do funcionário, por isso o ideal é ficar atento e se prevenir.

Solicite documentações extras

Algumas outras documentações podem ajudar no processo de seleção:

Certidão negativa do distribuidor Forense (Justiça criminal);

Certidão negativa de cartório de protestos;

Certidão negativa da Justiça do Trabalho;

Ofereça o que é compatível e correto para o cargo

Considerar além da aparência física, oferecer salários justos, de acordo com a experiência profissional do candidato e escolaridade, atentando ao padrão e ao valor da média de mercado, ajuda a atrair bons candidatos para o cargo.

Pagar salários compatíveis aos funcionários dos condomínios, além de ser fundamental denota comprometimento e ética.

Ofereça oportunidades de crescimento

Faça um plano de carreira, aproveitando o funcionário de outra área para substituir o ausente, promova treinamentos e orientações, para que haja maior aproveitamento do pessoal, estimulando o trabalhador a aprender outras funções e ver novas oportunidades.

Perfil dos cargos dos funcionários de condomínio

O síndico ou responsável pela contratação de funcionários de condomínio deve ter clareza e objetividade em relação ao perfil de candidato que ele está buscando, ele deve saber quais são as atribuições e conhecimentos prévios necessários para ocupar cada vaga, afinal diferentes funções exigem diferentes perfis.

Reunimos algumas características das principais funções dos funcionários de condomínio:

Faxineiro: Ter conhecimento prévio sobre materiais de limpeza, como e onde devem ser utilizados cada material disponibilizado pelo condomínio, ter capricho e disciplina são características necessárias para seguir à risca o cronograma de limpeza que um condomínio exige. Asseio, limpeza e organização também são essenciais.

Portaria: é o profissional responsável pela segurança na entrada e saída do condomínio, para esse cargo postura é fundamental. Profissionais com capacidade de interação com os condôminos, ser sociáveis, com jogo de cintura e facilidade de se comunicar merecem destaque, pois essas características ajudam na função. Pessoas com perfil responsável, organizado e atento também tendem a ter maior afinidade com a função.

 Zeladoria: para esse cargo seja de supervisão ou gerência predial, a capacidade de liderar é uma das principais exigências, ser organizado, com senso estético para detalhes, possuir espírito de liderança e gostar de trabalhar em grupo são primordiais. Conhecimento teórico e técnico também fazem parte do perfil dessa função, uma vez que caberá ao zelador cuidar de toda a estrutura condominial.

Existem cursos e treinamentos que podem ser feitos para auxiliar esses profissionais a se atualizarem e melhorarem seu desempenho.

Férias e reposição de pessoal

Há ainda, um item que síndico e administradora condominial não podem esquecer: o período de férias e as necessidades de reposição de pessoal.

Um prédio não pode ficar sem porteiro, ou sem limpeza, portanto tudo deve ser pensado para que a rotina do condomínio não sofra danos durante folgas ou férias de funcionários. Para que condomínio não fique desguarnecido a escala de férias deve ser bem organizada.

Os funcionários podem ser treinados para outras funções para cobrirem ausências. Existe também a opção de contratar um folguista que possa cobrir as férias de todos que integram a equipe contratada, dessa forma a rotina condominial é mantida e preservada integralmente.

Processos bem construídos, formas de controle bem estabelecidas e uma equipe qualificada, formada de acordo com o perfil das vagas, torna a rotina do condomínio mais tranquila, segura e eficiente ao síndico e moradores. Por isso, se preocupar em antever situações futuras evita que problemas ocorram mais a frente e prejudiquem a rotina do condomínio.

Formas de contratação funcionários

Os síndicos podem recorrer a diversas opções ao contratar funcionários

Existem várias maneiras que o síndico pode adotar para contratar funcionários para o condomínio :

  • Contratação direta
  • Contratação através de empresa terceirizada
  • Contratação através da Administradora de Condomínios

Vale lembrar que os riscos em não assinar as carteiras profissionais dos trabalhadores são atribuídos ao síndico, em caso de irregularidades será ele que irá responder por todas as ações de sua gestão, portanto independentemente da escolha da forma de contratação o síndico responderá por ela.

Contratação direta de funcionário para condomínio

No caso de o síndico optar pela contratação direta do funcionário para o condomínio, é de extrema importância que os profissionais trabalhem com carteira assinada. Nesse caso caberá ao condomínio e ao síndico realizar todo o processo de seleção, assim como todos os trâmites para contratação correta do funcionário. Cadastrar empregados no PIS/PASEP, fazer as GRCS (Guia de recolhimento da contribuição sindical), realizar CAGED, DIRF , administrar férias,  encargos, além de outras funções específicas de RH .

Contratação de funcionários para condomínio, empresa terceirizada

Outra opção é a terceirização, prestadores de serviços podem substituir essa função deixando o síndico livre dessa preocupação. Dessa forma caberá a empresa contratada realizar todos os tramites e tarefas de contratação de funcionários, cabendo ao síndico apenas o gerenciamento dos funcionários.

Os custos de todo o processo de contratação e dos serviços serão inclusos nas despesas do condomínio, também será cobrado uma quantia mensal pela empresa que presta o serviço.

Contratação de funcionários através da Administradora de Condomínios

O mais comum é que as Administradoras prestem total suporte no processo de recrutamento e seleção de funcionários do condomínio, em todo caso existem contratos que podem ou não incluir essa demanda nos serviços, sendo necessário verificar o que foi acordado em cada caso.

A administradora de condomínios é uma empresa especializada em contratar profissionais para condomínios, proporcionando total suporte ao síndico.

A partir do momento que a administradora tem conhecimento da vaga, é traçado o perfil do profissional, também é analisado a real necessidade do condomínio, toda essa análise ocorre em conjunto com o síndico.

Após a definição do perfil, é realizado o recrutamento, triagem e pré-seleção dos candidatos, a administradora também fica responsável pela aplicação de testes práticos, psicotécnicos e dinâmicas. Uma indicação de profissionais é feita ao síndico, cabendo a ele finalizar o processo, definindo qual será o candidato ideal que irá ocupar a vaga.

Ter uma equipe profissional para auxiliar as demandas do síndico é ideal para economizar tempo. Na Noruega Condomínios possuímos uma empresa especializada em recrutamento e seleção de candidatos, a Noruega RH. Dessa forma a empresa fica responsável por todas as funções relativas ao departamento pessoal desde à contratação até o desligamento. Essa é apenas uma das comodidades que oferecemos aos síndicos.

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