CORONAVÍRUS: CUIDADOS NA PORTARIA DO CONDOMÍNIO

Diante da pandemia que estamos enfrentando tivemos que mudar nossa rotina e nossos hábitos, os condomínios comerciais e também os residenciais tiveram que se adaptar ao novo cenário, por isso separamos dicas e cuidados que funcionários e moradores devem adotar para se prevenir e atender recomendações da OMS.

Compra de produtos de limpeza para condomínio

limpeza-portaria-condominio-covid

Devido a nova demanda gerada pela Covid opte por produtos que contenham álcool na sua formulação, de preferência álcool 70. Para limpezas gerais utilize agua sanitária diluída em água.

Recomenda-se diluir 25 ml para cada litro de água.

Oriente seus funcionários

A rotina de limpeza deve ser totalmente alterada e adaptada, foque em locais de alto contato e circulação, oriente seus funcionários a limparem mais de uma vez ao dia locais de uso comum.

limpeza-coronavirus-condominios-portaria
  • Maçanetas de porta
  • Interfones
  • Botões do elevador
  • Telefones   
  • Portas
  • Bancadas
  • Portões

Reforce a importância desse processo na luta contra a Covid 19, faça um cronograma para que nenhuma atividade seja esquecida e nenhum local fique de fora da desinfecção .

Oriente os colaboradores que ficam na portaria

Forneça materiais de prevenção, faça um kit com máscaras, luvas e álcool gel para os funcionários da portaria. É importante fornecer álcool gel tanto do lado externo próximo aos sistemas de biometria ou de teclados para acesso de moradores e visitantes, quanto do lado interno onde ficam os funcionários. Ressalte a importância da adoção de medidas de prevenção para que se crie essa cultura dentro do condomínio, dessa forma, fica mais fácil cobrar a mesma postura dos moradores.

A portaria é considerada um serviço essencial, diante do cenário que enfrentamos é essencial manter regras e cuidados com nossos porteiros, orientar e fiscalizar medidas de prevenção deve ser uma obrigação do condomínio, além do mais preservar a saúde dos funcionários deve ser uma prioridade.

Para isso, listamos medidas e recomendações a serem seguidas que visam evitar a contaminação da guarita com coronavírus e consequentemente dos porteiros do condomínio.

RECOMENDAÇÕES PARA OS PORTEIROS

Uniformes e vestimentas

Oriente seus funcionários para que não utilizarem a mesma roupa por mais de um dia, caso o condomínio exija utilização de uniformes é importante fornecer mais de um kit, caso não seja possível o condomínio pode liberar o uso de roupas próprias. A recomendação aqui é manter as roupas limpas e higienizadas.

Atendendo condôminos

Oriente os colaboradores responsáveis para não atenderem os moradores através das janelas das guaritas, nem pela porta ou pelo lado de fora, o ideal é evitar contato. Dessa forma caberá aos moradores e porteiros se adaptarem, utilizando o interfone, ou   o intercomunicador. Caso o atendimento tenha que ser pessoal o funcionário deve seguir à risca as recomendações, utilizando equipamentos de prevenção e mantendo uma distância mínima.

Recebendo materiais e mercadorias no condomínio

Caso a portaria possua estrutura de gaveta externa, oriente o funcionário a utilizar esse recurso ao máximo. O gavetão, como é popularmente chamado, é um dispositivo que permite evitar o contato pessoal e a transmissão de vírus. Uma caixa pode ser improvisada para evitar o contato com as mercadorias recebidas.

Porta: Solicitar que as pessoas (condôminos e entregadores) deixem objetos e documentos em frente da porta da guarita, somente após seu distanciamento o porteiro deve retirar o material.

Deve-se evitar conversar com a pessoa ou entregador diretamente, recomenda-se fechar a porta e, se necessário, conversar pelos canais seguros, conforme já explicado anteriormente (interfone).

Cuidados com triagem de materiais e pessoas

Após retirar materiais, deve-se lavar as mãos imediatamente com água e sabão por pelo menos 30 segundos ou fazer utilizar o álcool gel.

Outra dica que ajuda a evitar contato é solicitar que o prestador de serviço ou visitante, encoste o RG ou CNH (habilitação de motorista) no vidro da guarita de forma que possa verificar e anotar os dados para realizar o cadastro e controle de visitantes.

Não sendo possível, peça que coloque os documentos nos locais adequados, sempre com o lado dos dados (nome, número do rg, cpf) para cima. O ideal é adotar medidas para evitar manipular os documentos pessoais com as mãos, a não ser que seja extremamente necessário, o uso de luvas também ajuda a evitar o contato direto com os materiais.

Reforce junto com seus funcionários, a importância de sempre lavar as mãos ou usar álcool gel após o contato com objetos de terceiros.

Higienização da guarita

O local de trabalho também deve ser higienizado uma vez ao dia, limpe o piso da guarita e do banheiro com um pano umedecido em solução de água sanitária( 25ml para cada litro de água) ou utilize produtos que contenham hipoclorito de sódio. Elimine qualquer tipo de tapete na entrada da guarita e dentro do banheiro, evitando assim acúmulo de sujeira no local.

Higienize objetos e utensílios pelo menos 2 vezes ao dia, teclados, mouses, bancada, trincos e maçanetas dos vidros e portas, bordas do gavetão devem ser limpos e desinfetados pelo menos 8 vezes ao dia, sendo obrigatório durante as trocas de turno.

Troca de turno portaria do condomínio

Sempre que tiver troca de turno entre os funcionários, é importante orientar seus funcionários sobre a importância da higienização,  foque a limpeza naquele itens compartilhados, telefone, canetas, computadores, bacias dos banheiros, pias, torneiras, dispensers e lixeiras devem ser limpos antes da entrega do posto ao próximo porteiro. É recomendável que o próprio porteiro faça a higienização antes de entregar o posto, utilizando produtos com hipoclorito de sódio.

Papel do porteiro no combate a pandemia COVID 19

O isolamento fez com que o porteiro se transformasse na principal ligação entre os moradores e o condomínio, se antes suas funções já eram vitais para o funcionamento do condomínio agora mais do que nunca seu papel se tornou ainda mais importante. Nos condomínios comerciais por exemplo, o porteiro pode exigir o uso de máscaras na entrada do condomínio. Oriente o colaborador para fazer essa recomendação de forma educada e explicativa.

Nossa maior arma é se proteger através da prevenção, tenha responsabilidade e siga todas as recomendações dessa forma você estará cuidado da sua saúde e daqueles que convivem direta ou indiretamente com você. Conte com uma administradora de condomínios que atua de forma parceira junto ao síndico, orientando e auxiliando nas rotinas de condomínio, conheça nossos serviços e planos personalizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.